Atendimento psicológico on-line


Olá, caro leitor! Está interessado em fazer terapia com um psicólogo? Já ouviu falar da terapia on-line? Me acompanhe...

Está preparado pera visitar seu universo interior?
Foto de Araya Atacama.


Sou psicólogo, graduado desde 2013 pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, uma das melhores universidades federais do Brasil, e especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Moinhos de Vento. Gosto do que faço e gosto de ajudar as pessoas com suas dificuldades emocionais ou até práticas, da vida. Trabalho em uma empresa estadual, como psicólogo concursado, atendendo os trabalhadores. Saiba mais na página Sobre mim e este blog.

Já estou com a vida organizada e tenho um tempo sobrando. E, volta e meia alguém me pergunta "Você tem consultório?". Pensando nisso, decidi abrir a possibilidade de atendimentos fora de meu horário de trabalho. Achei mais viável, então, fazer atendimentos pela internet, pois é uma modalidade recente, regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia e já bastante difundida em países da Europa, Ásia e América do Norte. Se você tem interesse, respondo logo abaixo possíveis dúvidas e apresento-lhe informações mais detalhadas.


Quando consultar com um psicólogo?


O psicólogo é o especialista graduado para ajudar as pessoas com distúrbios ou sintomas psíquicos, por exemplo, se você se sente emocionalmente mal, excessivamente triste, excessivamente ansioso, ou qualquer outro sintoma que possa ter origem psíquica, ou seja, da mente.


Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?


Na prática, o psiquiatra é graduado em medicina, portanto mais focado nos mecanismos neuroquímicos do cérebro, podendo prescrever medicamentos que agem quimicamente para alívio dos sintomas e, à médio e longo prazo, reverter um distúrbio psíquico como a depressão. O psicólogo, por outro lado, utiliza o diálogo como método principal, ajudando o paciente a entender a si mesmo, a mudar hábitos, comportamentos, pensamentos disfuncionais, entre outros exemplos.


Devo procurar um psicólogo ou um psiquiatra?


A Psiquiatria e a Psicologia atuam na maioria das vezes com o mesmo objetivo, porém com métodos diferentes e de forma complementar. De acordo com cada transtorno, pode ser indicado apenas psicólogo, apenas psiquiatra, ou até os dois, para tratamento da condição. No meu caso, se observo necessidade de medicamento como terapia complementar, indico a necessidade de consulta com psiquiatra.


Regulamentação do atendimento on-line


O atendimento psicológico on-line encontra-se regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia por meio da Resolução CFP N° 11/2018. Uma das condições para que o psicólogo esteja autorizado a essa prática é estar cadastrado no e-Psi, sendo que o cadastro tem validade pelo período de um ano, após o qual é preciso fazer atualização dos dados e solicitar renovação. Procure no e-Psi pelo meu nome, Leandro Menezes Lopes.


Vantagens e desvantagens do atendimento on-line


O atendimento pela internet tem vantagens e desvantagens quando comparado ao presencial. Uma vantagem é o fato de o paciente não precisar se deslocar até um local físico. Outra vantagem é a ampliação das distâncias entre a comunicação. Por exemplo, alguém de Roraima poderia marcar terapia comigo, que estou no Rio Grande do Sul. Por outro lado, uma terapia presencial permite uma melhor comunicação não-verbal entre as partes, como uma melhor visualização dos gestos, da linguagem corporal. Outra desvantagem do atendimento on-line é a possibilidade de falha eletrônica prejudicando ou dificultando a comunicação natural. Há formas de minimizar isso, mas, quando se trata de aparelhos eletrônicos, o risco nunca é nulo.


Minha proposta


Embora sejam permitidas outras formas de atendimento on-line, minha preferência é pelo que mais se aproxima de um atendimento presencial: o atendimento por vídeo-chamada. A ideia é usar o Whats App ou o Skype, dois aplicativos bastante difundidos e conhecidos entre a população.


Sigilo das informações


Um dos princípios profissionais do psicólogo é tratar todas as informações trazidas pelos pacientes com sigilo. Ou seja, você poderá falar o que quiser para um psicólogo, até o que não diria para mais ninguém. Normalmente, inclusive, são os maiores segredos os causadores de distúrbios e sintomas psíquicos. As únicas exceções ao sigilo, obviamente, são coisas que poderiam colocar em risco a vida de alguém ou do próprio paciente. Se tiver dúvidas, pode consultar o Código de Ética Profissional do Psicólogo, ou perguntar a mim a qualquer momento.


Sigilo dos dados


Quando pensamos na internet, sempre há a preocupação de roubo de dados por hackers. Contudo, a forma mais provável de vazamento de informações é quando alguém próximo tem acesso a senha pessoal do celular e de aplicativos. Às vezes pode acontecer de usarem o mesmo computador e você desligar e esquecer de fazer logoff do e-mail ou outro aplicativo. Assim, quando outra pessoa abre o aplicativo, ele mostra diretamente sua conta.

Pensando em tudo isso, minha proposta é de a terapia apenas ocorrer em video chamadas, e não por e-mail, chat, mensagem de voz etc. A video-chamada é mais segura pois ocorre em tempo real, não sendo salvos nem o vídeo nem o som no dispositivo, mas apenas o fato de ter ocorrido, data, horário, essas coisas. A possibilidade de interceptação é mínima, senão impossível, visto que o WhatsApp e o Skype trabalham com encriptação dos dados, ou seja, só decifram os dados quem envia e quem recebe. Se um terceiro interceptasse, teria diante de si um monte de códigos digitais indecifráveis. A chamada de som pelo Whats App também conta com essa proteção. É uma alternativa, quando não for possível o vídeo.

O que poderá ocorrer por texto são combinações, como o horário da consulta, o preço, essas coisas. Assim, se por acaso alguém tiver acesso ao seu dispositivo (celular, aplicativos), somente poderia ter acesso às combinações, e não ao que foi dito em terapia. Por isso, se for um inconveniente para você, não dê sua senha para ninguém, troque as senhas com alguma frequência, não deixe aplicativos abertos à disposição de terceiros, não deixe o computador fazer logon automático em seus aplicativos e lembre-se de sempre fazer logoff após o uso. São conselhos que servem para o uso de aplicativos de forma geral, não só para o caso de terapia online.

Enfim, o que quero que fique claro é que, quando se trata de atendimento on-line, o risco nunca será nulo. Contudo, fique tranquilo, tomaremos todas as medidas possíveis para manter os dados seguros.


Você exige algum pré-requisito para agendar consulta?


Sim. Por enquanto, atendo apenas pessoas maiores de idade e autodeterminadas, ou seja, que não dependem da autorização de um terceiro. Faço atendimento somente individual, ou seja, apenas uma pessoa por vez. Além disso, por uma questão ética da profissão, também não posso atender pessoas conhecidas, próximas, nem minhas, nem de algum paciente que eu atenda. Também não posso atender pacientes com vínculo empregatício ao mesmo local onde trabalho.


Quais os equipamentos necessários para os atendimentos?


O básico é ter um celular com câmera frontal e microfone (acho que todos hoje em dia têm), Whats App, e uma boa conexão pela internet. Se você tem dúvida, podemos testar a videochamada para tirar dúvidas e fazer combinações. Há também ouras opções. Você poderia se comunicar por uma web cam do computador usando o Skype. Enfim, como for possível.


Quais os horários disponíveis?


Como trabalho durante o dia, todos os horários possíveis são fora do horário comercial. No geral, disponibilizo-me para atendimentos de segunda a sexta, das 19h30 às 21h30. Horários aos sábados ou domingos podem ser negociados também.


Quanto tempo dura cada atendimento?


Um padrão utilizado pelos psicólogos é 50 min. Não sou tão rigoroso com o horário, daqueles que cortam uma fala importante porque o tempo chegou ao fim. Então, considere uma variação em torno desse tempo. Sou mais rigoroso em relação ao início.


Qual a frequência de uma terapia?


O ideal é que ocorra pelo menos uma vez por semana. Menos do que isso poderá prejudicar sua eficácia.


Qual o preço dos atendimentos?


Para 2020, estou cobrando 100 reais (R$ 100) por atendimento. A cada ano, o preço poderá ser reajustado.


Como contratar o serviço?


Envie um e-mail para leandromenezeslopes@hotmail.com, informando seu nome e número de telefone para contato via Whats App. Entrarei em contato pelo aplicativo assim que possível para esclarecer dúvidas e fazer as combinações necessárias.


Como serão feitos os pagamentos?


Os pagamentos serão efetivados por meio de boletos, antes da realização dos atendimentos. Eles serão enviados em formato digital, de preferência pelo Whats App.



Nenhum comentário:

Postar um comentário